A Arca

Arca é o lugar onde se guardam os tesouros. Assim como Deus teria escolhido o barco de Noé para salvar a biodiversidade do dilúvio universal, criamos a Ecovila Arca Verde com o objetivo de ser um ponto de aglutinação de talentos, conhecimentos e vibrações positivas na construção e promoção da vida sustentável. Este ponto fica em um lugar encantado de muita pureza no interior do município gaúcho de São Francisco de Paula, biorregião alta e fria dos Campos de Cima da Serra.

 

Nossa maior missão é criar um terreno fértil para que a Natureza seja plena em sua abundância e as pessoas empoderadas em seus dons e sua espiritualidade pessoal, realizando novas idéias e tecnologias ecológicas, econômicas e sociais. Aprender uns com os outros e com os sistemas naturais, trabalhar com arte, amar com liberdade, dedicar nossas vidas à divulgação da permacultura e dos valores da ecologia profunda são as bandeiras da nossa Arca. Agindo localmente, temos como objetivo o cuidado com a terra bem como trabalhar pela sensibilização ambiental e oferecer alternativas para sustentabilidade de toda região.
Estamos desfrutando de um processo de desenvolvimento comunitário do qual faz parte um grupo permanente. Além da nossa comunidade existe a grande comunidade: são pessoas que já estiveram conosco,vizinhos e amigos que visitam e frequentam a Arca, e irmãos e irmãs conectados pela internet e pela empatia, nesta grande rede em muitos pontos do nosso querido Planeta.

 

Nosso grupo permanente possui Objetivos comuns, uma Missão, Valores e uma Visão, que nos une e nos fortalece enquanto comunidade, através de acordos e políticas de convivência. São valores mais fortes do grupo:

Arte/Ecologia profunda/ Harmonia/ Amor/ Prosperidade/ Confiança/ Pureza/Cooperação/ Empoderamento/ Busca/ Saúde/ Vida/ Exemplo/ Alegria/Diversidade/ Organização/ Gentileza/ Humildade

Consagramos a Terra em seus ciclos, todos os dias. A Arca está com os portais abertos para o fluxo de energia daqueles que se identificarem com a proposta, enriquecendo-se assim cada vez mais em diversidade.

 

Ecovila & Instituto Arca Verde

 

Início do projeto: 2005 (São Jose de Ausentes – RS)

Transferência de sede: 2009 (São Francisco de Paula – RS)

Tamanho: 25 ha

Moradores na Ecovila: +- 20 pessoas

Sócios do Instituto: 15

Integração: aberto para novos membros (ver seção integração abaixo)

Voluntariado/Visitantes: aberto com agendamento prévio (ver seções voluntariado ou visitação)

Línguas faladas: português, espanhol, inglês, alemão

Propriedade: Instituto (Associação sem fins lucrativos)

Decisões (quem e como): moradores/sócios com consenso

Focos de atuação: Cursos “Caminhos para Vida Sustentável”; Cursos / Vivências em Permacultura, BioConstrução, Agrofloresta, Ecologia Profunda, consumo consciente; Vivências do Feminino; Vivências de Auto-conhecimento, Comunicação Não-Violenta, Danças, Arte e Cura; Programas de Voluntariado e Visitação

Fonte de renda: cursos, vivências, visitações; venda de produtos, serviços e produtos particulares

Autonomia de alimentação: dependendo da época por enquanto aprox. 30% – com desejo de aumentar

Fontes de energia: lenha, elétrica da rede, fotovoltáica, solar e projeto de micro-hidráulica

Ideologia: viver com a natureza de forma saudável e sustentável, cuidando e valorizando as relações sociais, cultivando o cuidado com a terra, gerando abundância com justiça, criando convivência comunitária, reconectando-se ao universo

Moeda Social: Verdinha (Ecobanco na Arca)

Redes: GEN, CASA, ABRASCA e outras informais

 

Visão da Arca

Caminhos modulos logo
A comunidade Arca Verde – Instituto e Ecovila – existe pelo desejo de viver com a natureza de forma saudável e sustentável, cuidando e valorizando as relações sociais. Estamos unidos enquanto grupo por laços de amor e por acreditarmos no espírito cooperativo como forma de nos relacionarmos.
A Arca possui membros moradores, parcialmente moradores e não-moradores, cada qual com seu papel, participação e responsabilidades. Também contamos com colaboradores do Instituto, amigos da Arca, moradores temporários da Ecovila, e pessoas em experiência de aproximação e integração.
Alguns caminhos da Arca para vida sustentável:
Social
Nossas decisões são tomadas em conjunto – no grande grupo ou em grupos menores empoderados para tal, dividindo poder e responsabilidades.
A vontade de trabalhar a nós mesmos, resolver conflitos, melhorar enquanto pessoas e em nossas relações  fazem de nós uma comunidade. Para tanto utilizamos ferramentas sociais e buscamos uma comunicação cada vez mais enriquecedora de vida.
Ecologia
A infra-estrutura da Ecovila Arca Verde segue seu projeto-planejamento permacultural (em construção) que inclui hortas e agrofloresta, alojamento coletivo, cozinha e refeitório comunitários, espaço social e espiritual, ateliês, galpões e oficinas, espaço para as crianças, lotes de uso particular, familiar e coletivo, entre outros.
As construções serão cada vez mais ecológicas e eficientes energeticamente seguindo os princípios da permacultura. Serão confortáveis, alegres e artísticas com formas orgânicas, baixo impacto visual e arquitetadas de acordo com a sua finalidade. Serão utilizados preferencialmente materiais naturais e locais.
Economia
A economia da Arca Verde é baseada em eco-empreendimentos comunitários e individuais, que gerem trabalho prazeroso e sejam éticos do ponto de vista ecológico e social. Alguns exemplos de atividades econômicas de grande potencial: educação, música, produção agrícola e florestal, comunicação, artesanato, terapias, entre outros.
A comunidade dá importância à constante educação econômica de seus membros, visando  multiplicar em nossa rede a prática do consumo consciente e  da economia solidária.
Cultura/Espiritualidade
Nossa comunidade celebra ritualmente os ciclos naturais e os pequenos ritos de nossa vida comunitária, procurando viver o sagrado de cada momento. Vivemos nossa espiritualidade coerente a todo instante, em todas as nossas ações. A Arca é um espaço para  práticas espirituais coletivas, sociais, artísticas e festivas. Cada membro tem também liberdade plena para seguir seu caminho espiritual pessoal e individual, com o respeito de todos.

 

Objetivos da Associação Instituto Arca Verde (pessoa jurídica registrada em 2008)
a)    Contribuir para a desenvolvimento, recuperação e manutenção de ecossistemas sustentáveis e sua biodiversidade, com a participação de comunidades humanas em harmonia com o ambiente natural.
b)    Promover a sensibilização ambiental, a produção e divulgação de conhecimento sobre tecnologias alternativas e ecológicas nas áreas social, agrícola, de eficiência energética, de bioconstrução, geração de renda, cidadania, consumo consciente e economia solidária, entre outras.
c)    Promover a apropriação, valorização e interpretação do patrimônio cultural, técnicas ancestrais e construção de memórias das comunidades envolvidas.
d)    Fomentar o desenvolvimento de atividades econômicas que promovam sustentabilidade regional.
e)    Estimular o ecoturismo como alternativa econômica e de sensibilização ambiental.
f)     Construir, apoiar e aprimorar unidades demonstrativas do modo de vida e produção ecológicas, entre estes a Ecovila Arca Verde.
g)    Contribuir para a discussão, aprimoramento e efetiva aplicação da legislação ambiental e gestão de unidades de conservação.
Para cumprir seus objetivos, realizará a Associação Instituto Arca Verde, por meio da execução direta de projetos, disponibilização de trabalho e recursos físicos ou financeiros e em parceria ou convênios com outras organizações com ou sem fins lucrativos e órgãos do setor público e privado nacionais e internacionais que atuam em áreas afins:
a)    Promoção de cursos, capacitações técnicas, vivências, palestras, atividades de educação ambiental, e workshops sobre temas relacionados aos objetivos do Instituto, procurando identificar e atender as demandas das comunidades envolvidas.
b)    Elaboração e implantação de sistemas agroflorestais, desenho e planejamento ecológico de propriedades rurais e urbanas, redes de economia solidária, meios de comunicação alternativos, bioconstruções, mutirões de trabalho e encontros de socioambientalistas das mais diversas áreas de atuação para ações biorregionais.
c)    Organização e difusão do resultado de experimentos e pesquisas científicas realizadas pela Associação ou entidades parceiras.
d)    Implantação de viveiros florestais de espécies nativas para utilização em sistemas agroflorestais e na recuperação de matas ciliares e outras áreas degradadas.
e)    Assessoria e prestação de consultorias técnicas em projetos de uso sustentável de recursos naturais e de gerenciamento de resíduos.
f)     Realização de Programas de Estágio voltados a pessoas que desejam vivenciar o modo de vida sustentável, trabalhar voluntariamente para os objetivos da Associação e adquirir conhecimentos técnicos.
g)    Distribuição e comércio de itens produzidos pela Associação Instituto Arca Verde e por terceiros, desde que afins com os objetivos da Associação.
h)    Realização e estímulo de atividades econômicas de geração de renda, tais como produção e feiras de produtos ecológicos, agroindústrias familiares, tecelagem, produtos ecoturísticos, materiais gráficos e audiovisuais, artesanato, entre outros.
i)     Apoio a criação de cooperativas de crédito, clubes de trocas e outros empreendimentos de economia solidária.

Integração

A Ecovila Arca Verde tem como visão agregar novos moradores. Para isso, criamos um processo de integração, justamente visando facilitar a entrada e saída de membros. Indicamos àqueles – indivíduos e famílias – que nos procuram e que estão interessados em comunidades, que primeiramente façam um contato presencial, como uma visita, um curso ou um voluntariado (de no mínimo 21 dias, opção mais indicada para experimentar nosso dia-a-dia). Após isso, se o interesse continuar, aprofundamos o vínculo e combinamos juntos como seguir com o período de experiência e integração. O processo de integração para se tornar colaborador tem a duração aproximada de 1 ano e para se tornar sócio efetivo, mais 1 ano. Novos integrantes são então sócios do instituto, pagam uma jóia e podem participar em todas decisões, comprar parte do terreno e morar na Arca.

Para agregar a rede de colaboradores do Instituto Arca Verde, entre em contato conosco!

 

História da Arca

canion-monte-negro_2ff5fd

O sonho da Arca foi sonhado junto pela primeira vez em 2005, com um coletivo de 4 pessoas e muitos apoiadores que divulgaram a idéia aos participantes do Chamado do Beija Flor, encontro mundial de comunidades que aconteceu em setembro daquele ano em Goiás-Brasil.

Em 05 de novembro de 2005 – data que é considerada o aniversário da Arca- iniciou-se, na primeira terra sede em São José dos Ausentes-RS, um mutirão que reuniu mais de 50 pessoas e foi apelidado de Chamado da Gralha Azul. Uma celebração de chegada àquela terra, semeando-a com boas energias de alegria e gratidão e firmando bases para a futura comunidade. Um lugar tão mágico quanto inóspito, próximo ao pico do Monte Negro – ponto mais alto do Rio Grande do Sul e na beira dos cânions dos aparados da serra (veja as fotos abaixo).

dsc00015a_26917c

Após este primeiro evento, os primeiros moradores se instalaram no lugar (com barracas e tendas) para construir uma edificação que virou um símbolo: uma pipa de vinho de 100 mil litros, transformada em casa-mãe com dois andares e coberta com telhado vivo. Depois desta seguiram-se o banheiro seco, pia, yurt e tenda-refeitório e o Salão Aurora, que teve diversas funções: galpão, moradia, alojamento, lavanderia…e foi um terreno fértil para experimentos de diversas técnicas em bioconstrução, inclusive de um telhado vivo de 100 m2.

A Arca Ausentes teve 4 anos de muitas atividades, vivências, experiências e transformações. Porém, outras necessidades emergiram e em meados de 2009 acorreu uma mudança grande no projeto. E surgiu a Ecovila Arca Verde, contida e contendo os valores e a visão do Instituto Arca Verde (Associação e ONG proprietária do novo terreno)  sediada em São Francisco de Paula – RS. Foi um processo longo de desapego, mas muito celebrado que agregou ao coletivo novos potenciais e desafios. O novo lugar, estratégico sob vários aspectos, já acolheu desde então outros ciclos de morte-renascimento da comunidade, com pessoas chegando e saindo, novos sonhos e crianças, lágrimas e desilusões e claro, aprendizados imensos.

 

FOTOS DA ARCA EM SÃO JOSÉ DOS AUSTENTES:

 

Documentario sobre a Arca em Ausentes:

 

 

A Arca é membro da GEN (Rede global de ecovilas) e Casa (Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina)

O que é o C.A.S.A?

O Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina, regional Brasil (CASA Brasil), busca articular e fortalecer as iniciativas brasileiras que promovem, investigam e difundem estilos de vida sustentáveis e regenerativos; propiciando o apoio mútuo, o intercambio de informações, sabedorias, talentos, produtos e serviços; criando e dando visibilidade a exemplos vivos de uma cultura mais sustentável.

O CASA inclui: ecoaldeias, comunidades intencionais e tradicionais (foco comunitário), iniciativas em transição, ecobairros e hortas urbanas (foco urbano), centros de permacultura, agroecologia e ecopedagogia (foco educativo), chaskis e eco-caravanas (nomadismo sustentável) e organizações, cooperativas e redes que trabalham para a sustentabilidade.

O CASA Brasil se articula ao CASA latino-americano que, por sua vez, está ligado ao Global Ecovillage Network (GEN).

Saiba mais sobre o CASA latino-americano em: http://redcasalatina.org/pt/

Para acessar o site do CASA Brasil:    http://www.casabr.eco.br/sitecasa/

Para mais informações: contato@casabr.eco.br

Informações sobre o GEN:   https://ecovillage.org/

 

Inline image 3    GEN-LOGO

Slideshow
CADASTRE-SE!
Cadastre seu email e receba boletins informativos da Arca


Cadastrar
Descadastrar

Compartilhar