Voluntariado

voluntariado arca verde
A Arca Verde recebe voluntários e estagiários na Ecovila durante todo o ano, para atuar em atividades nas áreas de bioconstrução, agrofloresta, manutenção e projetos, novas economias, artes…
O tempo mínimo de permanência para adesão ao Programa de Voluntariado são 21 dias consecutivos inciando sempre na 1ª segunda de cada mês (para tempos menores consultar sobre visitas), durante os quais espera-se que o voluntário se integre ao espaço e rotinas – com apoio de todos – e ganhe autonomia no trabalho comunitário.
No final deste período realiza-se uma partilha, na qual todos compartilham seu aprendizado, percepções e feedbacks.
O voluntario contribui com o valor de R$15 por dia (somando R$315 pelos 21 dias) para cobrir os custos de alimentação.
 

Objetivos do Programa

-Compartilhar conhecimentos especialmente nas áreas de construções ecológicas, permacultura, agrofloresta, educação ambiental, ferramentas sociais e ecovilas através da troca por trabalho.
– Construir conhecimentos com base na experimentação e criatividade da equipe da Arca Verde e colaboradores (incluindo voluntários).
– Ter acesso a outras visões sobre a Arca e o voluntariado, proporcionando abertura para feedback, visando aprimorar sempre.
– Aprender com a experiência e talentos uns dos outros.
– Ter uma equipe constantemente trabalhando na continuidade e finalização de projetos.

 

O que é um voluntário da Arca Verde?  Estágios curriculares

confraternizaçao voluntariosA palavra voluntário vem da vontade. Vontade ativa e afetiva de estar junto, vivenciar e contribuir em troca de aprendizado. O voluntário não bate ponto e também não recebe salário, está na Arca por que é onde quer estar neste momento.

A Arca já firmou convênio com algumas instituições de ensino para receber estagiários, bem como ser estudo de caso em pesquisas acadêmicas de diversas áreas. Informe-se com a sua instituição sobre esta possibilidade.

Ritmo Diário

voluntarios em bioconstruçao
A Arca possui um ritmo diário de 4 horas de trabalho comunitário pela manhã (+ 1 hora extra café da manhã). Dependendo das atividades realizadas e as condições climáticas, existem alguns dias de mais trabalho e outros menos.
O voluntário deve se integrar nesse ritmo e buscar, nos momentos livres, o espaço que necessita para si mesmo ou para participar/propor atividades integrativas, culturais, de estudo e lazer, práticas espirituais ou mesmo continuar os trabalhos comunitários de forma mais livre.

Como participar

Você tem interesse em vir somar nesse projeto e vibrar nessa troca? Entre em contato conosco pelo e-mail voluntariadoarcaverde@gmail.com. Responda com um pequeno texto com base nas questões abaixo e aguarde nossa resposta.

– Nome e idade?
– De onde venho?
– Telefone ou contato
– Por que quero ser voluntário na Arca Verde?
– Como conheci a Arca?
– Que talentos, experiências ou conhecimentos eu tenho para compartilhar?
– O que me disponho a fazer?
– O que desejo aprender/vivenciar nesta experiência?
– Datas disponíveis (indique o mês disponível)
Caso o candidato não tenha sido selecionado na data proposta, poderá conhecer a Arca como visitante.
Baixe aqui o Guia Voluntariado

Hospedagem

A hospedagem dos voluntários é em alojamento coletivo ou em camping. Caso seja camping, é interessante preparar e checar seus equipamentos – (barraca, lona extra, isolante térmico, etc)  especialmente para quem quer ficar mais tempo.

Os voluntários utilizam toda a infra-estrutura comunitária – assim como os moradores – de banheiro, chuveiro, cozinha, fogões e espaços sociais.
***Pedimos aos candidatos a voluntários que verifiquem sua real possibilidade de participar do Programa na ocasião proposta ANTES de agendar um período conosco. Receber pessoas na comunidade demanda organização e produção. Desistências em cima da hora causam prejuízos e transtornos para a equipe. Contamos com sua colaboração!
**** Nossa visão comunitária propõe uma vida saudável e com qualidade, portanto recomendamos aos voluntários que não tragam álcool e drogas para a Ecovila.
*****Mais detalhes sobre a infra-estrutura e rotinas podem ser vistos no Guia Voluntariado.
Slideshow
CADASTRE-SE!
Cadastre seu email e receba boletins informativos da Arca


Cadastrar
Descadastrar

Compartilhar