Voluntariado

 

É pensando na nossa responsabilidade com a comunidade – tanto mais próxima a nós quanto com toda a humanidade – que decidimos suspender nossa agenda de visitas, voluntariados e cursos.

Nós da Arca entendemos que é importante nesse momento evitar circulação, sobretudo viagens, e nutrir esse convite à interiorização. Acreditamos que a Terra está nos pedindo recolhimento, reconexão, reflexão; desacelerar, nos reconstruir. 

Ainda não sabemos até quando será necessário manter a suspensão das atividades. Estaremos acompanhando os acontecimentos no cenário nacional e mundial e informaremos – aqui no site e em nossas redes sociais – conforme as atividades forem sendo retomadas.

Abaixo você pode ver mais informações sobre o voluntariado.

voluntariado arca verde
 

O voluntariado é a forma mais indicada para experienciar a vida na comunidade Arca Verde.

A palavra “voluntário” vem da vontade. Vontade ativa e afetiva de estar junto, vivenciar e contribuir em troca de aprendizado. O voluntário não bate ponto e também não recebe salário, está na Arca por que é onde quer estar neste momento.

A proposta é que você doe seu trabalho e, numa relação de ganha-ganha, adquira novos aprendizados sobre as variadas pétalas da Permacultura, bem como sobre a vivência comunitária, a partir da imersão de 21 dias na Arca e do contato com a natureza.

As atividades podem ser em diversas áreas (bioconstrução, agrofloresta, manutenção e projetos, cozinha, novas economias, artes, entre outros), conforme as demandas existentes, em harmonia com o interesse e disponibilidade do(a) voluntário(a). Durante a realização dos trabalhos haverá um(a) facilitador(a) disponível para dar orientações necessárias.

O tempo mínimo de permanência para adesão ao Programa de Voluntariado são 21 dias consecutivos iniciando sempre na 1ª segunda de cada mês (para tempos menores consultar seção visitas), durante os quais espera-se que o(a) voluntário(a) se integre ao espaço e rotinas – com apoio de todos – e ganhe autonomia no trabalho comunitário.

No final deste período, realiza-se uma Partilha sobre a experiência do voluntariado, na qual todos – voluntários e moradores – podem falar sobre seu aprendizado, percepções e feedbacks. A partilha é uma ferramenta social usada pelos moradores da Arca; um momento grupal de fala sincera e escuta empática. Para saber mais veja a seção Visão e Práticas Comunitárias no menu A Arca.

Ritmo Diário

A Arca possui um ritmo diário de 4 horas de trabalho comunitário pela manhã (logo após o café da manhã) durante 5 dias da semana.

Dependendo das atividades realizadas e as condições climáticas, existem alguns dias de mais trabalho e outros menos.

O voluntário deve se integrar nesse ritmo e buscar, nos momentos livres, o espaço que necessita para si mesmo ou para participar/propor atividades integrativas, culturais, de estudo e lazer, práticas espirituais ou mesmo continuar os trabalhos comunitários de forma mais livre.

 

Hospedagem:

A hospedagem dos voluntários é em alojamento coletivo ou em camping.

Caso seja camping, é interessante preparar e checar seus equipamentos – (barraca, lona extra, isolante térmico, etc)  especialmente para quem quer ficar mais tempo.

Os voluntários tem acesso a toda a infra-estrutura comunitária – assim como os moradores.

 

 

Valor de Troca:

Caso você, morando na cidade, se engaje em um trabalho voluntário, você vai para o local, realiza o trabalho e volta para sua casa. No voluntariado da Arca, você se hospeda com a gente, então irá usufruir de nossa estrutura, internet, lavanderia, alojamento e alimentação integral. Por isso existe um valor de troca de R$15 por dia, totalizando R$315 pelos 21 dias.

Estágios curriculares:

A Arca já firmou convênio com algumas instituições de ensino para receber estagiários, bem como ser estudo de caso em pesquisas acadêmicas de diversas áreas. Informe-se com a sua instituição sobre esta possibilidade.

Como participar:

Você tem interesse em vir somar nesse projeto e vibrar nessa troca? Certifique-se de conhecer todas as informações importantes baixando e lendo o Guia do Voluntariado.

Depois disso, entre em contato conosco pelo e-mail voluntariadoarcaverde@gmail.com enviando um pequeno texto com base nas questões abaixo e aguarde nossa resposta.

– Nome e idade
– De onde venho?

– Telefone ou contato

– Por que quero ser voluntário na Arca Verde?
– Como conheci a Arca?
– Que talentos, experiências ou conhecimentos eu tenho para compartilhar?
– O que me disponho a fazer?
– O que desejo aprender/vivenciar nesta experiência?
– Datas disponíveis (indique o mês disponível)

Caso o candidato não tenha sido selecionado na data proposta, poderá conhecer a Arca como visitante (veja seção visitas).

IMPORTANTE:

*Pedimos aos candidatos a voluntários que verifiquem sua real possibilidade de participar do Programa na ocasião proposta ANTES de agendar um período conosco. Receber pessoas na comunidade demanda organização e produção. Desistências em cima da hora causam prejuízos e transtornos para a equipe. Contamos com sua colaboração!

* Nossa visão comunitária propõe uma vida saudável e com qualidade, portanto recomendamos aos voluntários que não tragam álcool e drogas para a Ecovila.

*Mais detalhes sobre a infra-estrutura e rotinas podem ser vistos no Guia do Voluntariado.

CADASTRE-SE!
Cadastre seu email e receba boletins informativos da Arca


Cadastrar
Descadastrar

Compartilhar