IMG_9737.jpg
voluntariado-arca-verde.jpg

voluntariado

O voluntariado de permacultura é a forma mais indicada para experienciar a vida cotidiana na comunidade Arca Verde.

A palavra “voluntário” vem da vontade. Vontade ativa e afetiva de estar junto, vivenciar e contribuir em troca de aprendizado. O voluntário não bate ponto e também não recebe salário, está na Arca por que é onde quer estar neste momento.

"Participei do voluntariado da Arca de 21 dias em dezembro de 2019 foi uma experiência transformadora, além de vivenciar como é uma vida em comunidade, aprendi na prática  conceitos de agroecologia, permacultura e de métodos sustentáveis. Me senti muito acolhida, a Arca para mim é uma família, onde o amor e o zelo pelo coletivo transborda."

carla-bronzatti.jpeg

Carla Bronzatti

A proposta é que você doe seu trabalho e, numa relação de ganha-ganha, adquira novos aprendizados sobre as variadas pétalas da Permacultura, bem como sobre a vivência comunitária, a partir da imersão de 21 dias na Arca e do contato com a natureza.

As atividades podem ser em diversas áreas (bioconstrução, agrofloresta, manutenção e projetos, cozinha, novas economias, artes, entre outros), conforme as demandas existentes, em harmonia com o interesse e disponibilidade do(a) voluntário(a). Durante a realização dos trabalhos haverá um(a) facilitador(a) disponível para dar orientações necessárias.

O tempo mínimo de permanência para adesão ao Programa de Voluntariado são 21 dias consecutivos iniciando sempre na 1ª segunda de cada mês (para tempos menores consultar seção visitas), durante os quais espera-se que o(a) voluntário(a) se integre ao espaço e rotinas – com apoio de todos – e ganhe autonomia no trabalho comunitário.

 

No final deste período, realiza-se uma Partilha sobre a experiência do Voluntariado, na qual todos – voluntários e moradores - podem falar sobre seu aprendizado, percepções e feedbacks. A partilha é uma ferramenta social usada pelos moradores da Arca; um momento grupal de fala sincera e escuta empática. Para saber mais veja a seção Visão e Práticas Comunitárias.

rodrigo-flesch.jpeg

Rodrigo Flesch

"Fiz meu voluntariado na Arca Verde em Setembro de 2019, minha experiência foi uma grande quebra de paradigma em relação maneira de encarar a vida.

Para mim ficou muito claro a necessidade de ter por perto convívio de pessoas com interesses / objetivos em comum que colaboram entre si para construção de vida de forma coletiva. O contato direto cotidiano foi de tudo o que mais pesou, perceber como melhoramos como indivíduo nessas interações / trocas constantes, entender que cada indivíduo dentro de sua visão consegue contribuir com algo e somando tudo se forma composições e estruturas muito mais sólidas.

Minha vida mudou totalmente após essa experiência, estando fora é impossível mensurar o tamanho de influência que constantemente recebemos, ganhamos demais, sentimento de estar mais alinhado com o nosso ser e com a natureza."

 

Ritmo Diário

A Arca possui um ritmo diário de 4 horas de trabalho comunitário pela manhã (logo após o café da manhã) durante 5 dias da semana.

Dependendo das atividades realizadas e as condições climáticas, existem alguns dias de mais trabalho e outros menos.

O voluntário deve se integrar nesse ritmo e buscar, nos momentos livres, o espaço que necessita para si mesmo ou para participar/propor atividades integrativas, culturais, de estudo e lazer, práticas espirituais ou mesmo continuar os trabalhos comunitários de forma mais livre.

estada

 

A estada dos voluntários é em alojamento coletivo ou em camping.

Caso seja camping, é interessante preparar e checar seus equipamentos – (barraca, lona extra, isolante térmico, etc)  especialmente para quem quer ficar mais tempo.

Os voluntários tem acesso a toda a infra-estrutura comunitária – assim como os moradores.

alojamento-comunitario.jpg

Valor de Troca

Caso você, morando na cidade, se engaje em um trabalho voluntário, você vai para o local, realiza o trabalho e volta para sua casa. No voluntariado da Arca, você se hospeda com a gente, então irá usufruir de nossa estrutura, internet, lavanderia, alojamento e alimentação integral. Por isso, existe um valor de troca de R$15, por dia, totalizando R$315, pelos 21 dias.

 

"Durante minha experiência, em dois períodos distintos de voluntariado, na Arca Verde pude conhecer pessoas incríveis e sentir um pouco de como conviver em comunidade de forma harmônica com o ambiente que habitamos. Aprendi a ver as relações a partir de um enfoque permacultural, e vivenciei diversas técnicas de bioconstrução e agrofloresta, além do trabalho em prol do grupo e do ecossistema."

artur-lazzari.jpeg

Artur Lazzari

Como Participar

 

Você tem interesse em vir somar nesse projeto e vibrar nessa troca?

Certifique-se de conhecer todas as informações importantes baixando e lendo o Guia do Voluntário.

 

Depois disso, responda ao formulário de Solicitação de Voluntariado no Instituto Arca Verde e aguarde nossa resposta.

 

Estágios Curriculares

 

A Arca já firmou convênio com algumas instituições de ensino para receber estagiários, bem como ser estudo de caso em pesquisas acadêmicas de diversas áreas. Informe-se com a sua instituição sobre esta possibilidade.

DSC00482.JPG